Este ano de 2020 nos proporcionou a oportunidade de modernizar nossas atividades e unir a categoria por meio da tecnologia e a esperança de dias melhores para a saúde do mundo. Mas, também nos fez adiar a comemoração dos nossos trinta anos de representatividade e conquistas.
No mês de agosto, completamos mais um ano de atividades e temos um carinho especial por proporcionar momentos de lembranças, reforço da história de lutas e outras memórias peculiares da categoria dos Auditores de Tributos Municipais de Belo Horizonte, uma categoria festiva que sabe como celebrar nossas datas comemorativas e tornar nossos encontros e eventos sempre festas alegres e emocionantes.
“A pandemia mudou muita coisa no mundo e a gente se adapta, mas não deixa de comemorar. Afinal, o SINFISCO é a nossa segunda casa e a categoria é nossa família também”, reforça o presidente, André de Freitas, que recebeu das mãos do vereador Pedro Bueno, o Diploma de Honra ao Mérito – cuja entrega oficial na Câmara Municipal de BH aconteceria neste mês dentro da programação comemorativa.
Os eventos presenciais vão ficar para o próximo ano, mas, enquanto não chegamos nele, vamos comemorar nossos 30 anos, com o compartilhamento de história e participações de nossos presidentes em um vídeo emocionante:
30 Anos no Coração da Gente!
O Sinfisco faz trinta anos! São três décadas de muita dedicação, muito trabalho, muita luta, muita esperança, muitas conquistas – materiais e no plano espiritual.
Esse tempo marcou a união, a amizade e o companheirismo dos Auditores de Tributos Municipais de Belo Horizonte – ativos e aposentados.
A celebração é nossa, mas só é possível graças à ajuda que tivemos dos funcionários do nosso Sindicato; de outras entidades representativas de servidores públicos neste e em outros municípios; da FENAFIM – Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais, através da qual participamos das lutas em âmbito nacional pela preservação e melhoria dos serviços públicos em nosso País; e também de membros da Administração Municipal e da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que estiveram ao nosso lado em momentos decisivos. A todos eles ficam o reconhecimento e a eterna gratidão da nossa classe.
Além da celebração pelo trabalho cumprido, é hora de olharmos também para a frente, pois muitos sonhos permaneceram em nossos corações, na esperança de que ainda os realizemos. E, com certeza, outras aspirações virão.
Vivemos outro momento, onde o Mundo está em célere transformação, fato que exige ainda mais a entrega de cada um de nós.
Assim, vamos todos, Auditores na ativa e aposentados, dar continuidade à incessante busca por condições dignas de trabalho, preservação e melhoria dos serviços públicos.
O nosso ponto de encontro para formulação, discussão e decisão das ideias tem legitimidade, respeito, admiração e o nome cravado no coração de todos nós:
SINFISCO – Sindicato dos Auditores de Tributos Municipais de Belo Horizonte
Parabéns pelo passado! Aplausos pelo presente! Persistência na união, na amizade e no companheirismo em busca da construção do seu futuro!
Euler Ribeiro
Presidente 1997-1998 / 2001-2002 / 2003-2004
Aos colegas e companheiros de jornada…
Mais uma vez tenho a honra de me dirigir aos colegas, num momento difícil, sob uma crise sem precedentes no plano econômico, sanitário e político, de consequências danosas a todos nós.
Desta vez todos estamos atingidos, embora seja verdade que, como em outros momentos da nossa história os segmentos menos favorecidos sempre recebam a maior parte da conta…
Nestes trinta anos, entretanto, podemos erguer a cabeça e dizer que fizemos a nossa parte. O Sinfisco, ao lado das suas atribuições de representatividade da categoria nas questões que lhe são específicas, esteve sempre presente na defesa dos interesses coletivos, na afirmação da cidadania, na preservação do interesse público em qualquer campo da Administração Pública.
É de se registrar nossa importante participação na difícil empreitada da Reforma Tributária, da maior relevância para nossa profissão e para o Município de Belo Horizonte.
Tenho orgulho ser parte dessa categoria e ter modestamente contribuído para o Sinfisco fazer história.
Lucimar Brasil da Silva
Presidente 1999-2000
Foi com muita alegria que recebi o convite para participar das comemorações do aniversário do SINFISCO. Trinta anos se passaram e tal como sonhávamos, o sindicato cresceu e se consolidou como uma instituição respeitada e forte na defesa do interesse de seus associados.
Oportunidade, também, de lembrar e homenagear os colegas que formavam nossa diretoria executiva daquela época: Liliane, Rosangélica, Edgar, Zé Carlos, Laerte, André e Hélio. Que equipe fantástica! Sem dúvida a mais entrosada e competente que tive a honra de participar.
Registre-se, também, que contávamos com a inestimável colaboração de vários colegas, dentre eles Ana Maria e Eudes, que mesmo não fazendo parte da diretoria, voluntariamente nos auxiliavam com frequência.
Bons tempos, boas recordações: éramos jovens, entusiasmados e orgulhosos de nossas profissões de Auditores Tributários. Todos imbuídos do firme propósito de lutar pelo fortalecimento de nossa classe, além de buscar o reconhecimento do nosso valor, tanto por parte da administração quanto por parte da comunidade belorizontina.
Na época, a diretoria executiva não era liberada de suas atividades funcionais para se dedicar ao SINFISCO. Assim sendo, somente após o horário do expediente, quase que diariamente, naqueles tempos conturbados, nos reuníamos em longos encontros que avançavam noite adentro, ocasiões em que discutíamos situações e planejávamos estratégias de mobilização e atuação.
Neste momento de alegria, em que comemoramos 30 anos de um SINFISCO forte e atuante, fica também a nossa lembrança e homenagem à ASFIMT, nossa antiga associação de classe, que precedeu o SINFISCO.
Grande abraço a todos. Sucesso aos atuais dirigentes do SINFISCO.
Roberto Thompson
Presidente 1990-1992
Fonte: SINFISCO BH