Em matéria publicada nessa segunda-feira (03/07) no Correio Brasiliense, Fábio Fenafim, presidente da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim) falou sobre a necessidade do olhar municipalista na Reforma Tributária que será votada na Câmara dos Deputados.
“Quem mais sente os benefícios fiscais são os municípios, se criando novo tributo partilhado entre estados e municípios, haverá perdas para os municípios. Falta coerência”, afirmou.
Ele afirma que, caso o texto seja aprovado como está, os prefeitos correm o risco de conviver com longos períodos de receita estacionada, o que impacta na prestação de serviços públicos municipais.
“Se não tiver um olhar municipalista, veremos cidades grandes, médias e pequenas em crise. Crise na coleta de lixo, crise na saúde, crise nas escolas, e será uma crise difícil de superar. As demandas dos municípios só fazem crescer e eu não vejo essa preocupação municipalista. Se a reforma passar desse jeito eu temo por nós que somos cidadãos e vivemos nas cidades”, ressaltou.
Para ler a matéria na íntegra, acesse: https://bit.ly/3ra1Lku
Redação: Manuela Figuerêdo