Na quarta-feira (02/08), a Federação Nacional dos Auditores e dos Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim) e a Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais (Apefisco) se reuniram virtualmente para discurtir tratativas para convênio de cooperação técnica com o Ministério Público de Pernambuco com vistas ao combate à sonegação fiscal.
Estiveram presentes Edinaldo Souza, integrante do Fisco de Santa Cruz do Capibaribe, Eduardo Lima, dirigente da Apefisco, Dr. Ariano de Aguiar, promotor público de Santa Cruz do Capibaribe e Carlos Cardoso, diretor jurídico e de defesa funcional da Fenafim.
Na ocasião, Edinaldo articulou a audiência por acreditar que a parceria com o MPPE pode colaborar com os trabalhos do Fisco municipal.
Carlos Cardoso fez referência à exitosa operação Hidra do MPPE, destinada ao combate à sonegação. “Quando Fiscais de Tributos e Fiscais da Lei agem em cooperação, a sonegação é combatida com mais força”, explicou. Ele também lançou o desafio de assinar o convênio com o MPPE já no evento do Dia do Fisco Municipal – 2023, em Garanhuns do dia 22 de setembro.
Eduardo Lima também lembrou que o MPPE já tem história de parceria com a Apefisco, inclusive tendo firmado convênio para combate ao assédio funcional e à ingerência nos trabalhos do Fisco.
Finalmente, Dr. Ariano de Aguiar colocou-se à disposição para colaborar não apenas no combate à sonegação, mas também na garantia do bom funcionamento do Fisco municipal.