Na quinta-feira (14/09), a Federação Nacional de Auditores Fiscais e Tributos Municipais (Fenafim) se reuniu, em Brasília, com o Senador Jaime Bagattoli (PL-RO) para debater pontos da Reforma Tributária.
Durante o encontro, foram abordados diversos tópicos, com foco nos municípios e os reflexos na autonomia deles.
Uma das principais discussões foi a importância de reintegrar aspectos relacionados à administração tributária que promovam a igualdade entre as diferentes esferas de governo — como está na PEC 110/2019 do Senado.
Também foi colocada a importante proposta de transformar a cota municipal no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) estadual em receita própria para os municípios, visando fortalecer a autonomia municipal.
A reunião contou com a participação e representação de Fernanda Thomé, vice-presidente da Região Centro Oeste da Fenafim. Também estiveram presentes Charles Caldeira, auditor fiscal de Rio Branco (AC); Ari Carvalho e Sebastião Mesquita, ambos ex-presidentes da Associação dos Auditores Fiscais Municipais de Porto Velho – RO (AAFIM) e Neyvando Silva, atual presidente da associação.