Fabricante norte-americana constrói prédios com blocos parecidos com LEGO

Na Flórida, nos Estados Unidos, a fabricante Renco está inovando na construção de prédios utilizando um método modular com blocos semelhantes aos de Lego. Esses blocos, feitos de materiais reutilizados como fibra de vidro, resina e pedra, são 23 vezes mais resistentes que o concreto, conforme a empresa. Agora, a Renco está construindo prédios com apartamentos projetados para acomodar famílias inteiras através desta técnica.

Medida visa menor impacto ambiental

De acordo com uma matéria do site CicloVivo, a finalidade por trás do método está atrelada ao impacto ambiental. Os blocos foram pensados para serem mais resistentes, consumirem menos energia e serem mais baratos que os materiais clássicos. 

A aplicação dessa técnica começou na Turquia, após terremotos atingirem o país euro-asiático, sendo empregada para reconstruir infraestruturas de modo mais veloz e acessível.

Ainda conforme a mesma matéria, o propósito consiste em ofertar um “kit lego da vida real”, em que os blocos moldados sejam capazes de se interligar e criar estruturas inteiras. Desse modo, os edifícios construídos com esse método podem ser levantados de forma mais rápida, o que diminui a carga de trabalho e o consumo de energia.

Como é a feita a construção dos prédios

A fabricante diz que, para construir com a Renco, é necessário apenas uma empilhadeira para erguer os materiais, uma pistola de cola alimentada por um pequeno gerador e um martelo. Logo, esse tipo de construção dispensa o uso de equipamentos pesados e ferramentas elétricas, minimizando o impacto ambiental no local do projeto.

Os blocos retangulares da Renco possuem botões que permitem seu encaixe e empilhamento, semelhantes aos brinquedos LEGO. Cada bloco, medindo 20 por 20 por 40 centímetros, pesa 20% menos que um bloco de concreto tradicional, facilitando o manuseio e transporte. A união dos blocos é feita com um adesivo de metacrilato de metila em duas partes, conforme destaca o artigo do site CicloVivo.

A empresa também destaca que esse método de construção pode triplicar a vida útil de um edifício, tornando-os resistentes a furacões, terremotos, fogo, água, mofo, cupins e outras pragas.

Edifício foi construído em 8 semanas

A Renco completou seu primeiro espaço habitacional em Palm Springs, Flórida, destacando-se pelo tempo recorde de construção. Com o envolvimento de onze trabalhadores, cada um dos quatro edifícios iguais de três andares foi erguido em cerca de oito semanas.

O projeto condominial, realizado em parceria com a Arquitectonia, marca a estreia da Renco no uso de seu método de construção com blocos nos Estados Unidos. Além disso, foram realizados 400 testes de segurança antes de prosseguir com a construção, assegurando a confiabilidade e segurança do sistema.

*Com informações de CicloVivo

Deixe um comentário