Na noite da segunda-feira (23/09), o Presidente da Assafit Giovani Bento e o Diretor Jurídico da Fenafim Carlos Cardoso fizeram a primeira reunião sobre adequações locais para melhor estruturação e funcionamento dos Fiscos dos Municípios mineiros, a fim de alcançarem os melhores resultados possíveis na nova tributação sobre o consumo (IBS).
Os trabalhos objetivam um bom aproveitamento arrecadatório ainda no atual modelo tributário (crescimento nas receitas do ISS e do repasse do ICMS), bem como garantia de seguros recebimentos do IBS a partir de 2029 e até 2077 (por quase 5 décadas), com base no ISS e ICMS arrecadados até 2026, conforme estabelece a sistemática de distribuição do novo imposto.
Estiveram presentes na reunião representantes das entidades mineiras: Afisco – Uberaba, Associação dos Integrantes do Fisco de Montes Claros, AFISTNEVES – Ribeirão das Neves, AAFTMGV – Governador Valadares, AAFTMU – Uberlândia, AASFIT – Sete Lagoas, AAFTMU – Uberlândia, Afisco – Uberaba. Participaram, também, Integrantes dos Fiscos de Passos e Santa Luzia.