No último dia 15 de outubro, aconteceu o 1º Seminário promovido pelo Sindicato Carioca dos Auditores Fiscais do Município (Sincaf) e pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Niterói (SindaFin), no Rio de Janeiro. O evento reuniu autoridades e representantes de entidades fiscais municipais e estaduais para debater os desafios e perspectivas para as administrações tributárias, em especial no contexto da Reforma Tributária.
O presidente da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais (Fenafim) e da Associação Nacional dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais (Anafisco), Fábio Macêdo, foi um dos palestrantes de destaque. Durante sua apresentação, Macêdo destacou a importância de encontros como esse para preparar os integrantes do fisco municipal diante das mudanças trazidas pelo futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), além de reforçar a integração entre fiscos municipais e estaduais.
“Eventos como esse são fundamentais para capacitar os integrantes do fisco municipal e promover a troca de experiências entre diferentes administrações fiscais”, afirmou Macêdo. Ele agradeceu aos fiscos do Rio de Janeiro e de Niterói pela participação no Senado e na Câmara Federal em discussões cruciais sobre a Reforma Tributária.
Na foto, representando as entidades presentes, além de Fábio, estão Maria Helena Oliveira, presidente do SindaFin; Thompson Lemos da Silva Neto, auditor fiscal e subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais da SEFAZ/RJ; Cláudia Toval, diretora de Comunicação do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Rio de Janeiro (SINFREJ); Kleber Neves, presidente do Sincaf, e Cláudio Vieira de Vasconcelos, presidente da Associação dos Auditores e Fiscais Tributários dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (AFIMERJ).