A Federação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim) e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal (Anafisco), junto com as filiadas, visitaram gabinetes dos senadores em defesa das emendas à PEC 45/2019, na segunda-feira (6/11).
Essas emendas visam fortalecer a autonomia municipal no IBS e buscar a isonomia entre as administrações tributárias federal, estadual e municipais. Como representantes da Fenafim e Anafisco, estavam os presidentes respectivos, Fabio Macêdo e Cássio Vieira.
Foram visitados os gabinetes de diversos senadores, como Fabiano Contarato (PT-ES), Jorge Kajuru (PSB-GO), Efram Filho (União-PB), Espiridão Amin (PP-SC), Mara Gabrilli (PSD-SP), Ciro Nogueira (PP-PI), Renan Calheiros (MDB-AL), Carlos Viana (Podemos-MG), Eliziane Gamma (PSD-MA), Jacques Wagner (PT-BA), Eduardo Braga (MDB-AM) e Wilder Morais (PL-GO).
Representando as entidades do fisco em diferentes reuniões, estiveram Fernanda Thomé, do Sindiffim Goiânia; Gustavo Vargas, da AFIMERJ; Márcia Zilá Longen, da AFAMESC; Ari Carvalho, da AAFIM (RO); Carlos Maia, da AFISCAMP e AFAMESP; Rogério Brandão de Faria, da ASFIM Maceió; Eugênio Ribeiro e João Carvalho, ambos da Afimte Teresina; Erivelto de Oliveira, da AFIMM (Manaus) e Ricardo Ribeiro, do Sindicato de Curitiba.
A previsão é que a proposta da Reforma seja votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nessa terça-feira (7/11) e no plenário do Senado, entre os dias 8 e 9 de novembro.