A Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim) deu início aos procedimentos para a formação da APAFISCO com integrantes das administrações tributárias dos municípios paraenses. A primeira reunião de formação da nova entidade aconteceu na noite da segunda-feira (22/01) e contou com a participação de Karina, do fisco de Ananindeua; Dulceana, do fisco de Marabá; Bruno Ribeiro e Czeslaw, ambos do fisco de Santa Isabel do Pará; Amanda, do fisco de Castanhal; Ronaldo, do fisco de Marituba; Rubi, do fisco de Juruti; Bruno Soeiro, do fisco de Belém e Vânia Oliveira, do fisco de Oriximiná.
Vânia e Bruno já fizeram parte da diretoria da Fenafim e dividiram, durante a reunião, suas experiências na carreira e na Federação com os demais presentes. A luta de Vânia pela justa arrecadação foi responsável pela sua medalha de honra ao mérito entregue pela Federação Nacional. Bruno tem uma larga vivência política e, no encontro, iniciou os trabalhos da reunião propondo um questionário a ser respondido pelos fiscais municipais paraenses que formarão a APAFISCO.
Pela Fenafim, participaram a Assessora Especial, Jane Castello, e o Diretor Jurídico e de Defesa Funcional, Carlos Cardoso. Ambos trataram das medidas e documentos necessários para a fundação da entidade. A Federação acredita que a APAFISCO surge em momento oportuno face às mudanças que virão com a Reforma Tributária, em que o bom funcionamento das administrações tributárias, em face do IBS pertencentes a Municípios e Estados, e a consequente resposta positiva em arrecadação dependerão bem mais de parcerias institucionais e compartilhamento de informações.