A Fenafim (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais) parabeniza o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, pelo avanço expressivo na administração tributária municipal. A gestão vem demonstrando que o caminho para o desenvolvimento sustentável é fortalecer a arrecadação própria e reverter esses recursos em benefícios diretos para a sociedade, com foco especial nos menos favorecidos.
Na solenidade de posse dos novos Auditores Fiscais, realizada na quarta-feira (19/03), o prefeito Allyson Bezerra destacou o compromisso com a modernização da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), entregando novos notebooks para que os servidores iniciem suas atividades com equipamentos modernos e eficientes.
Esse avanço só foi possível graças à criação da Lei do Funcidat (Fundo de Cidadania Fiscal e Desenvolvimento da Administração Tributária de Mossoró), instituída em 2021 pela gestão municipal.
Os resultados são expressivos. Entre 2023 e 2025, estão sendo realizados investimentos que superam R$ 500 mil em:
- Capacitação dos servidores;
- Aquisição de 85 computadores;
- Troca completa da rede de infraestrutura de TI;
- Instalação de 19 novos aparelhos de ar-condicionado;
- Totens de autoatendimento para modernizar o atendimento ao cidadão;
- Aquisição de nova mobília, incluindo cadeiras e mesas para um ambiente de trabalho mais eficiente.
Uma iniciativa inovadora do Funcidat é a criação de um site próprio (funcidat.mossoro.rn.gov.br), o que coloca Mossoró entre as poucas cidades do país com uma fonte de financiamento específica para o aprimoramento da administração tributária.
A Fenafim reconhece e destaca essa iniciativa como um modelo de justiça fiscal e desenvolvimento municipal, reforçando a importância da arrecadação própria bem estruturada para transformar a gestão pública e beneficiar a população.